• Matéria: Português
  • Autor: luizagullich
  • Perguntado 5 anos atrás

na sua opinião o q falta para as pessoas serem mais solidárias com o próximo? voce já se deparou com pessoas em situação difíceis que lhe pediram ajuda? caso sua resposta seja sim, o q Você faz? produza um texto expondo seu ponto de vista no mínimo 15 linhas alguém me ajuda ​

Anexos:

Respostas

respondido por: sissa20
1

Resposta:

Vivemos numa sociedade onde predomina o egoísmo ao invés do altruísmo, mesmo que o "ajudar ao próximo" seja um preceito bíblico muito pregado, numa sociedade de maioria cristã, a prática deste preceito ainda está muito longe de ser o ideal para os níveis de desigualdade em que vivemos.

Mesmo que indiretamente o consumismo e o egoísmo hoje parecem ser parte do modus operandi das pessoas bem sucedidas. Vivemos na era do ter ao invés do ser, na era do egoísmo ao invés do altruísmo. O que falta é empatia. Essa capacidade de se colocar no lugar do outro sem julgar os possíveis motivos que colocaram a pessoa numa situação de vulnerabilidade onde ela precisa da ajuda de seu próximo as vezes até para o básico.

Claro que não devemos largar o bom senso para oferecer ajuda. Se ajudar o próximo é possível e não vai te prejudicar, este já é um bom motivo para faze-lo. Ao dar um prato de comida a alguém que pede na rua você pode inclusive estar impedindo que mais tarde, por desespero esta mesma pessoa assalte alguém com uma faca. Tenho para mim que um pedido de ajuda deste tipo é o último recurso de uma pessoa e não me importa o que a levou a esta situação. Sempre será minha escolha, ajudar. Não só nesse tipo de situação quanto qualquer outro tipo que meu bom senso me diga que é viável.

Se um individuo me aborda na rua pedindo dinheiro para comprar comida enquanto se droga descaradamente, usarei o meu bom senso e oferecerei a comida ao invés do dinheiro. Se o mesmo aceitar, farei. Se não aceitar é porque não era esta a finalidade do dinheiro. E veja bem, a finalidade do dinheiro, ainda que seja para se drogar, não é problema meu, mas um individuo na rua em situação de risco é um problema de todos nós. Isto não é ser egoísta, pois se drogando aquele individuo está se matando aos poucos, já se alimentando ele terá uma chance a mais de viver e mudar de vida.

Não precisamos esperar o natal para exercitar a solidariedade e empatia, se lembrarmos que pequenas atitudes as vezes são de grande ajuda.

Explicação:

Perguntas similares