06) Considerando o Renascimento Cultural do século XV e XVI e as estruturas culturais, sociais e políticas que envolvem esse novo olhar sobre a realidade, assinale a alternativa INCORRETA. *
A) É um momento de valorização do novo, daquilo que se opõe à tradição.
B) Efetivou-se um acirramento de curiosidade intelectual e um olhar crítico sobre a realidade e a representação cultural.
C) Houve um aproveitamento dos conhecimentos clássicos e uma adaptação a um novo mundo mercantil.
D) Consolidou-se uma representação das atividades artísticas pelos intelectuais, com o descarte na totalidade da cultura greco-romana.
Respostas
Olá
Resposta:
O período do Renascimento é caracterizado pelo antropocentrismo e pelo classicismo, ou seja, o resgate da cultura greco-romana. A única alternativa que não contempla esses dois elementos é a alternativa D
Explicação:
Você deve se lembrar da forte presença da igreja na vida medieval, retratada em livros, filmes e aulas. Marcando o fim desse período, o renascimento foi um movimento de profunda contestação da cultura religiosa imposta pelo teocentrismo da Igreja Católica.
Ao mesmo tempo, também procurou resgatar outras tradições: o termo renascimento foi usado para descrever o resgate da cultura clássica, que voltava a "renascer" nesse momento.
A forte valorização do ser humano e da racionalidade entre os gregos e romanos foi uma grande fonte de inspiração para artistas, filósofos e escritores do período renascentista.
Como grande exemplo de artista e obra renascentista você pode observar "Davi", a escultura de Michelangelo.
Nessa escultura o corpo humano é retratado conforme os modelos das estátuas gregas, representando o ser humano de forma a reforçar seu papel no centro do universo (antropocentrismo).