Respostas
História
O dinheiro surgiu no início da civilização, quando o comércio era na base do escambo, ou seja, no câmbio de mercadorias. Apenas no século VII a.C. na Lídia (atual Turquia) que surgiram as primeiras moedas feitas de ouro e prata. Aliás, essas peças eram fabricadas manualmente e eram muito rudimentares, mas já refletiam a mentalidade e cultura do povo da época.
Durante a Idade Média, surgiu o costume de guardar as moedas com ourives e, como garantia, era entregue um recibo. Aos poucos esses comprovantes passaram a ser utilizados para efetuar pagamentos, circulando no comércio e dando origem à moeda de papel.
Com o surgimento dos bancos, instituições assumiram para si a função de emitir as moedas de papel, que foram chamadas também de Bilhetes de Banco. No Brasil, os primeiros recibos foram emitidos pelo Banco do Brasil em 1810 e tinham seu valor preenchido à mão, como é feito com os cheques.
Aos poucos, como já acontecia com as moedas, os governos passaram a controlar a emissão de cédulas de dinheiro para evitar as falsificações e garantir o poder de pagamento. Atualmente, quase todos os países possuem seus bancos centrais, que são encarregados de emitir cédulas e moedas.
Brasil
A Casa da Moeda, instituição brasileira responsável pela impressão do dinheiro, foi criada em 1694 por Dom Pedro II, rei de Portugal, para atender a demanda de fabricação de moedas no Brasil Colônia. Além do dinheiro, a estatal produz hoje outros produtos de segurança, como passaportes com chips e selos fiscais.
Caso queira resumir o texto ou acrescentar algo, fique à vontade!
Espero ter ajudado, bons estudos!