Monte uma ficha sobre liberalismo, socialismo, e Anarquismo, levando em conta:
a) representante(s)
b) principais ideias
Respostas
LIBERALISMO:
- Principais teóricos: Adam Smith, Thomas Malthus, David Ricardo.
- Justificava a sociedade capitalista industrial: não intervenção do Estado na economia (a lei da oferta e procura regularia por si só o mercado) e nas questões sociais (a pobreza era consequência de leis naturais e não culpa da burguesia).
SOCIALISMO
- Teóricos: Robert Owen, Saint-Simon, Charles Fourier e Pierre Proudhon (Socialistas utópicos) e Karl Marx e Friedrich Engels (Socialistas Científicos ou marxistas: os maiores teóricos do socialismo).
- Defendia o fim do capitalismo: com propriedade coletiva, economia planejada visando o bem-estar social e a sociedade igualitária, no caso dos marxistas acreditavam na criação de partidos socialistas que organizariam revoluções do proletariado para construir Estados socialistas (etapa de transição para o Comunismo: sociedade ideal sem governo e com plena liberdade e igualdade).
ANARQUISMO
- Teóricos: Mikhail Bakunin (o principal), Kropotkin e Malatesta.
- Implantar o comunismo através de uma revolução popular, sem a etapa de transição (sem a formação de qualquer órgão opressor ou Estado). A maioria dos anarquistas se organizavam em sindicatos (greves).
Vamos a fazer uma ficha sobre liberalismo, socialismo, e Anarquismo, levando em conta, seus principais representantes e ideias.
Liberalismo
- Representantes: Adam Smith, John Locke, Jean-Baptiste Say, Destutt de Tracy, Thomas Malthus, David Ricardo, Voltaire e Montesquieu
- Principais ideias: É uma doutrina baseada na defesa de iniciativas individuais e que busca limitar a intervenção do Estado na vida econômica, social e cultural. É um sistema filosófico e político que promove liberdades civis e se opõe ao despotismo.
Socialismo
- Representantes: Karl Marx, Lenin, Fredrich Engels, Charles Fourier, Pierre Joseph, Robert Owen e Saint-Simon.
- Principais ideias: Doutrina política e econômica que advoga a propriedade e administração dos meios de produção pelas classes trabalhadoras, a fim de alcançar uma organização da sociedade na qual exista uma igualdade política, social e econômica de todas as pessoas.
Anarquismo
- Representantes: Sébastien Faure, Gerard Winstanley, William Godwin, Pierre Joseph Proudhon, Mijaíl Bakunin e Max Stirner
- Principais ideias: Doutrina política que busca o desaparecimento do Estado e de seus órgãos e instituições representativas e defende a liberdade do indivíduo sobre qualquer autoridade. Apela à oposição e abolição do Estado entendido como governo e, por extensão, de qualquer autoridade, hierarquia ou controle social imposto ao indivíduo, considerando-o indesejável, desnecessário e prejudicial.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/14174164