Respostas
A AIDS causada pelo vírus HIV afeta diretamente os linfócitos T4(ou Tauxialiar ou Thelper), leucócito( glóbulo branco) muito importante para o sistemas de defesa do corpo. Ele possui a tarefa de secretar interleucinas(proteína sinalizadora) que comanda o sistema imunológico, pois estimulam outros leucócitos.
Vamos imaginar, o macrófago(célula fagocitária presente no TCPD) fagocita o antígeno e secreta interleucinas a fim de apresentar o antígeno para o linfócito T4. Após receber a sinalização, o T4 começa a liberar a interleucinas para estimular a ação dos outros leucócitos como os neutrófilos, monócitos, basófilos, linfócitos B, monócitos e eosinófilos. Recebendo o estimulo eles entrarão em ação e combaterão o corpo estranho.
Então percebe-se que o linfócito T4 é o "general" dos glóbulos brancos. Caso ele seja afetado esse mecanismo de comando não ocorre, e os linfócitos não agem contra os antígenos causadores de doença, debilitando o sistema imunológico da pessoa.
Espero de verdade ter ajudado =D
Sobre HIV-AIDS, o vírus afeta o corpo e as células do sistema inmunológico quando gradualmente toma conta do corpo, atacando e enfraquecendo o sistema imunológico. Não apenas destrói e anula as funções das células CD4+ que infectam, mas também as utiliza para se reproduzir e expandir. Com o passar do tempo, o portador desse vírus gradualmente se torna imunodeficiente.
Depois de HIV-AIDS entrar nos linfócitos CD4+, suas células-alvo os neutralizam, o que os impede de desempenhar a função de defesa do corpo. Esta é a razão pela qual, diante dessa situação de fraqueza, outras doenças oportunistas podem aparecer.
Mas o HIV também manipula geneticamente os linfócitos TCD4 de maneira a fazer cópias de si mesmo, ou seja, faz com que eles replicantes, faz com que se dediquem a fazer cópias do HIV.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/7502019