4- [A] vida humana é mais governada pelo acaso do que pela razão, deve ser encarada mais como um enfadonho passatempo do que como uma ocupação séria, e é mais influenciada pelo temperamento de cada um do que por princípios de ordem geral. Devemos empenhar-nos nela com paixão e ansiedade? Não é merecedora de tanta preocupação. Devemos ser indiferentes a tudo o que acontece. Nossa fleuma¹ e falta de interesse far-nos-á perder todo o prazer do jogo. Enquanto especulamos a respeito da vida, a vida já passou. E a morte, embora talvez eles a recebam de maneiras diferentes, trata do mesmo modo o tolo e o filósofo. Tentar reduzir a vida a uma regra e um método exatos é geralmente uma ocupação dolorosa ou infrutífera – e não é isso mais uma prova de que superestimamos o prêmio por que lutamos? E mesmo especular tão cuidadosamente sobre ela, procurando estabelecer com rigor sua justa ideia, equivaleria a superestimá-la, se para certos temperamentos esta ocupação não fosse uma das mais divertidas a que é possível dedicar a vida. (HUME, David, "O Cético" in Ensaios Morais, Políticos e Literários) ¹fleuma: frieza, serenidade, impassibilidade. Ainda segundo o texto, é correto afirmar: *
a) talvez o tolo e o filósofo sejam tratados pela vida de formas diferentes.
b) talvez o tolo e o filósofo cuidem da vida de maneira diferente.
c) talvez o tolo e o filósofo encarem a morte de modos diferentes.
d) talvez a vida ou a morte sejam encaradas de maneira diferente pelo tolo e pelo filósofo.
e) talvez a morte trate do mesmo modo o tolo e o filósofo.
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Resposta:
E) talvez a morte trate do mesmo modo o tolo e o filósofo.
Explicação:
Não importante o quanto você seja inteligente, preocupado com a vida ou o que acontecerá com ela, ainda que você dedique a sua vida a diferentes formas de saber ou aprender, no fim a morte é sempre a morte.
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