1- A China é apontada, hoje, como uma futura superpotência mundial. Apesar de sua abertura gradual e do aumento das desigualdades sociais, o país oferece uma série de vantagens para o capitalismo internacional. Assinale a única alternativa FALSA em relação a essas vantagens:
a) O grande mercado consumidor real e potencial que o país oferece.
b) A localização privilegiada junto às economias que mais crescem no mundo contemporâneo.
c) A sólida infraestrutura em termos de transportes, energia e comunicações.
d) Mão de obra muito farta e extremamente barata em relação a outros países da região.
02 - Mencione os principais aspectos da modernização da economia da China após 1979.
03 - De que forma a China está integrada à economia mundial?
04 - Como é a relação da China com os EUA?
05 - O que são Zonas Econômicas especiais e qual a sua importância para a economia chinesa?
Respostas
Resposta:
1-) Letra (b).
2-) Adotaram-se princípios econômicos capitalistas e abandonou-se a planificação econômica vinculada ao sistema socialista. No entanto, o poder político continua sob rigoroso controle do Partido Comunista.
3-) Em uma análise do fluxo comercial de 186 países, a China é o principal destino das exportações de 35 deles e a maior fonte de importações de 65 países, respectivamente.
4-) A China e os Estados Unidos são parceiros comerciais importantes e têm interesses comuns na prevenção e repressão ao terrorismo e a proliferação nuclear. A China é também o maior credor externo dos Estados Unidos.
5-) As Zonas Econômicas Especiais da China são áreas especificamente destinadas para o direcionamento da atividade industrial a partir do oferecimento de vantagens para atrair investimentos estrangeiros. Constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa.
Explicação:
Peguei todas as respostas que achei e juntei elas, para ficar mais fácil.