Pesquisar os conceitos de: Estado, Absolutismo e Mercantilismo;
Elaborar uma resposta a partir da sua pesquisa (escreva com suas próprias palavras, sem copiar da internet)
Respostas
Resposta:
Absolutismo e Mercantilismo
O Estado
Com o apoio da nobreza e da burguesia, o rei se fortaleceu e possibilitou a centralização política dos reinos, que foram virando Estados, ou seja, grandes extensões territoriais que tinham suas leis e um governo fortemente centralizado. Esse contexto histórico europeu ficou conhecido como Antigo regime. Por causa do grande poder dos reis, as monarquias desse tempo ficaram sendo chamadas de monarquias absolutistas, e o conjunto das práticas estabelecidas pelos monarcas foi chamado de Absolutismo
Absolutismo:
Absolutismo é uma ideia que defende que alguém , no caso, um monarca, deve ter o poder absoluto, ou seja, independente de qualquer órgão. Normalmente essa prática dividia a sociedade em três camadas, a primeira era composta pelo clero, a segunda pelos nobres e a terceira pelos burgueses, camponeses, artesãos e pessoas mais pobres. O Mercantilismo:
A principal característica dessa prática era a grande intervenção na economia. Essa prática foi adotada durante a expansão marítima europeia, o crescimento comercial e a criação de um mercado mundial, fazendo assim com que a economia dos estados europeus decolasse. Os estados mesmo com suas diferenças tinham um objetivo em comum, a obtenção de metais preciosos, essa prática ficou conhecida como metalismo. O governo também queria ter uma balança comercial sempre positiva, assim ele diminuiu as importações do país e também possuía grandes impostos em produtos estrangeiros.