AJUDAAAAAA PFV!
Leia o texto: A linguagem do ódio – do futebol à realidade social:
'A linguagem serve para informar, ordenar, condenar, acusar, perdoar, amar… Na sua plasticidade, a linguagem coloca-se ao serviço das mais variadas intenções, das mais positivas às mais negativas.
Foi isto que vimos acontecer no triste episódio que teve lugar no passado dia 16 de fevereiro, no jogo entre o o Vitória de Guimarães e o Futebol Clube do Porto e, durante o qual o jogador franco-maliano Moussa Marega foi insultado por adeptos da equipa minhota.
Tudo porque o resultado favorável à equipa visitante fora resultado do golo marcado por um seu jogador negro. Alguns adeptos da claque vitoriana reagiram então da forma mais negativa, recorrendo a impropérios e urros racistas. É, infelizmente, o que se passa com muitas outras claques do futebol (e não só em Portugal), num clima de antidesportivismo mais primário. É ganhar ou partir tudo! Os valores humanos contam pouco neste contexto, que faz vir ao de cima o pior das pessoas.
O que provou a atitude da claque minhota? Que a linguagem é poderosa. É uma arma que magoa, que fere e que se crava na alma de quem é atacado. Marega mostrou-o sem equívocos. Porém, é esta mesma arma desapiedada que mostra a falta de escrúpulos e de civilidade de quem a usa, porque recorrer à linguagem discriminatória e ofensiva como forma de atingir alguém que se quer considerar inferior mais não é do que submeter-se aos instintos mais vis e animalescos do ser humano.'
Elabore uma redação (mínimo 15 linhas) comentando e/ou analisando a realidade.
Respostas
respondido por:
0
Explicação:
cade as perguntas?cade as perguntas?
sheidn77oficial:
n tem pergunta
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás