Respostas
Resposta:
No sistema político de império, o poder político estava concentrado na figura do imperador. O Império Romano começou com Otaviano Augusto e terminou com Constantino XI. O Senado servia para apoiar o poder político do imperador. O império sucedeu a República Romana. Com o novo sistema, Roma, que era uma cidade-estado, passou a ser governada pelo imperador. Foi em seu início que o império conquistou a maior parte do poder. Até 117 d.C., ao menos 6 milhões de quilômetros quadrados estavam sob o domínio do império romano. Sob o domínio do Império Romano estavam 6 milhões de habitantes. Roma, nessa fase, foi habitada por 1 milhão de habitantes. Entre os pontos fundamentais para o sucesso do império estava o exército, que era profissional e atuava como uma legião. Sob o comando de astutos generais, Roma expandiu o poderio ao Mediterrâneo.
Fatores responsaveis pela divisão do império romano:
Um dos fatores, foi as secas que estavam acontecendo no momento, o que agravou a alimentação do povo. Quando o Império foi distribuir este alimento, percebeu que estava muito grande, por isso não pode alimentar seu povo.
Sua grandeza também resultou em desproteção das fronteiras, o que a tornou vulnerável a invasões bárbaras. Já que se expandir estava fora de questão, o Império Romano não podia mais executar o sistema escravista, já era nescessário o domínio de outros povos.
Com estes fatores, Roma decaiu gravemente, quedando em 476
Resposta:
Durante o século 4, o Império manteve-se unificado, com sua sede em Constantinopla. No final do século, o imperador Teodósio estabeleceu, em 395, a divisão definitiva: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e Império Romano do Oriente, também chamado de Império Bizantino, com capital em Constantinopla.