eia abaixo um trecho de uma entrevista de Abdias do Nascimento, escritor, político e militante do movimento negro: “Os cultos afro-brasileiros eram uma questão de polícia. Dava cadeia. Até hoje, nos museus da polícia do Rio de Janeiro ou da Bahia, podemos encontrar artefatos cultuais retidos. São peças que provavam a suposta delinquência ou anormalidade mental da comunidade negra. Na Bahia, o Instituto Nina Rodrigues mostra exatamente isso: que o negro era um camarada doente da cabeça por ter sua própria crença, seus próprios valores, sua liturgia e seu culto. Eles não podiam aceitar isso. A partir do trecho acima citado, é possível afirmar que:
a) a existência de artefatos culturais afro-brasileiros em museus da polícia atesta a valorização da cultura africana no Brasil.
b) mesmo com todo o tipo de repressão a que estavam sujeitos, os africanos escravizados ainda buscaram manter vivas suas tradições culturais religiosas.
c) ao chegarem ao Brasil e passarem a conviver com os europeus, os africanos escravizados foram perdendo seus traços culturais originais, adotando ao final integralmente a cultura europeia.
d) apesar da escravidão a que estavam sujeitos, os africanos sempre tiveram autonomia para praticar seus cultos religiosos.
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B) mesmo com todo o tipo de repressão a que estavam sujeitos, os africanos escravizados ainda buscaram manter vivas suas tradições culturais religiosas
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