• Matéria: Biologia
  • Autor: joaooficial435
  • Perguntado 5 anos atrás

A membrana plasmática é uma estrutura que separa o interior da célula do ambiente externo. As propriedades da membrana plasmática permitem que algumas substâncias entrem com mais facilidade para o interior célula do que outras. Essa capacidade é chamada de:

a) Potencial osmótico.
b) Potencial ativo.
c) Capacidade de difusão.
d) Permeabilidade seletiva.
e) Impermeabilidade celular.


elyezegomesbaia: Qual a
elyezegomesbaia: Qual alternativa x
julianaborgesgv: Jesus Cristo vive

Respostas

respondido por: nina0606
172

Resposta:

D

Explicação:

´Relaciona-se com a troca de substâncias entre a célula e o meio externo. Ela é capaz de selecionar o que entra e o que sai da célula, deixando apenas algumas substâncias passarem por ela. Devido à capacidade de selecionar o que entra e o que sai, diz-se que a membrana plasmática apresenta permeabilidade seletiva.´

respondido por: marigiorgiani
90

d) Permeabilidade seletiva.

A membrana plasmática é composta por uma bicamada fosfolipídica que se posicionam de tal forma que a parte hidrofílica do fosfolipídeo fique virada para as extremidades e as partes hidrofóbicas fiquem em contato entre si.

Na membrana plasmática existe uma série de proteínas transmembranas - que promovem o transporte de íons e moléculas maiores - bem como há glicídios responsáveis pela identificação e reconhecimento celular.

O que se sabe hoje é que essas estruturas se mantêm em constante movimento, mas de forma que os fosfolipídeos nunca perdem o contato entre si. Além disso, as estruturas da membrana também faze parte desse movimento, de forma que podemos afirmar que a membrana plasmática possui um grande dinamismo. Foi com base nesse modelo que Singer e Nicolson propuseram, em 1972, o modelo de mosaico fluido para a membrana plasmática.  

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/4476722

Anexos:
Perguntas similares