A presença da Companhia [de Jesus] na Europa e em outros continentes envolveu desde o começo uma teia de relações e interesses tanto fora como dentro da ordem, que foram determinantes e exigiram grande habilidade para seu gerenciamento a partir do governo central: o serviço ao papa na defesa e expansão da fé, associação com Estados católicos, com os reis de Portugal, com o imperador Carlos V e com os reis da Espanha na cristianização das colônias e territórios de ultramar. […]
TORRES LONDOÑO, Fernando. Escrevendo Cartas. Jesuítas, Escrita e Missão no Século XVI. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 22, n. 43, 2002, p. 21-22.
As missões jesuíticas cumpriram importante papel na colonização da América no século XVI. Assim, os jesuítas tiveram a atuação vinculada principalmente junto aos indígenas nas colônias das Américas espanhola e portuguesa, voltando-se
Escolha uma opção:
a. ao projeto da Coroa portuguesa, na figura de Carlos V, de formar núcleos de evangelização e escravização dos povos indígenas.
b. à exploração de mão de obra escrava indígena na coleta e transporte de pau-brasil, principal produto econômico fornecido pelas Américas no período.
c. ao estudo das religiões praticadas pelos nativos e a posterior adaptação dos dogmas e preceitos cristãos às novas influências.
d. à catequese e à proteção das populações nativas ante a exploração pelos colonos.
Respostas
respondido por:
0
o budismo e o cristianismo
Explicação:
é a reposta certa
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás