• Matéria: Artes
  • Autor: yurinhorios2005
  • Perguntado 5 anos atrás

o que propunha a escola de BAUHAUS ?

Respostas

respondido por: adrianapatricia72
0

Resposta: Bauhaus: mais que uma escola, um movimento que marcou a arquitetura e o design  O nome é uma junção de “bauen” (“para construir”, em alemão) e “haus” (“casa”). Lá, os alunos encontravam uma visão interdisciplinar pioneira – todas as artes eram apresentadas de maneira interligada. A Bauhaus unificou disciplinas como arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial. E não desprezada nem as artes consideradas “menores” na época, por sua ligação direta com trabalhos mais manuais, como cerâmica, tecelagem e marcenaria.

A escola introduziu ainda o uso de novos materiais pré-fabricados, a simplificação dos volumes, geometrização das formas e predomínio de linhas retas, em tudo que era produzido, especificamente na arquitetura com suas linhas retas

Fundada no ano de 1919 por Walter Gropius, na Alemanha, seu principal objetivo era tornar-se uma combinação de arquitetura, artes e design, o que acabou gerando muitos conflitos externos e internos, na época.

Gropius e os seguidores da Escola Bauhaus desejavam alterar a face da sociedade, através de uma arquitetura que apelasse ao espírito e à inteligência e exaltasse a modernidade, despojada dos excessos da época Imperial. Esta arquitetura era baseada em 3 princípios:

1. direcionamento da nova arquitetura para os trabalhadores ;

2. rejeição de todos os objetos e adereços burgueses;

3. retorno aos princípios clássicos da arquitetura ocidental. Cada estudante era treinado por 2 professores, um artista e um artesão.

Explicação:

Fonte de pesquisa: Revista Super interessante.

Perguntas similares