O entendimento a respeito dos canais de marketing é de
suma importância para todos os tipos de empresas, sejam elas pequenas ou grandes. Organizações como restaurantes, lanchonetes
ou bares precisam comprar os alimentos e as bebidas que serão transformados em pratos e drinques em quantidades maiores para
os consumidores finais.
Imagine que você trabalha como analista financeiro em uma rede de restaurantes. A sua empresa compra bens de consumo de produtores
ou distribuidores e vende esses produtos a outros operadores econômicos, como bares e restaurantes.
Sendo assim, responda que tipo de empresa se enquadra nesse caso
e justifique explicando sua principal característica.
Respostas
Resposta:
!
O que é precificação de produtos?
A precificação de produtos é uma escolha estratégica, um processo que se nutre de princípios da administração, economia e marketing, tendo como propósito final garantir o lucro da atividade econômica das empresas.
Pensar na precificação da mercadoria é essencial antes de comercializá-la. Uma vez que essa tarefa deve estar relacionada ao seu custo de produção, ao valor agregado, à margem de lucro da empresa, giro de mercadorias na prateleira e no estoque, dentre outros aspectos financeiros.
Muitas vezes, você define preços de forma aleatória, não considerando todos os aspectos necessários.
A precificação baseada na concorrência tem como objetivo analisar os preços praticados por ela e, desse modo, definir o valor cobrado pelo seu produto ou serviço.
A grande vantagem dessa técnica é a precisão quando você sentir dificuldade de mensurar o preço. Além disso, você mantém um preço adequado quando não souber a reação dos concorrentes.
Em contrapartida, as pequenas empresas tendem a ter mais dificuldades em precificar com base na concorrência, visto que organizações maiores conseguem ter preços mais competitivos por conseguirem trabalhar em escala.
Outros problemas desse modelo são o fato de os serviços, muitas vezes serem heterogêneos, dificultando assim a comparação entre as diferentes empresas. Como também a questão do valor agregado, visto que nem sempre o consumidor entenderá que o valor final será justo.
Precificação de produtos baseada na demanda
Nesse caso, você determina o preço dos produtos de acordo com o valor percebido pelos consumidores. Ou seja, o montante que eles estão dispostos a pagar pela mercadoria ou pelo serviço.
Entram nesse quesito não apenas a qualidade do produto, mas também o atendimento da empresa, a reputação que ele tem, a confiabilidade que passa, etc.
Esse modelo, portanto, é bastante vantajoso por considerar o consumidor — que, afinal de contas, é quem importa nessa relação de compra e venda. Por outro lado, também apresenta desvantagens, assim como os outros métodos.
Pra você ter uma ideia, um dos obstáculos nessa técnica é o ajuste dos valores monetários, que deve também abranger os preços não-monetários. Assim sendo, pode haver problemas para o consumidor pelo fato de que ele não tem conhecimento dos valores totais que envolvem o produto ou serviço.
Em outras palavras, nem sempre o preço é uma variável central para o cliente.
Agora que você entende como precificar seus produtos e quais estratégias utilizar, que tal conhecer os objetivos da precificação?
Compreenda melhor no tópico a seguir.
Quais os objetivos da precificação de produtos?
Como já falamos, o preço interfere em diversas outras variáveis. no entanto, quais são os objetivos da precificação?
Antes de definir os preços, é necessário entender qual o seu objetivo com a adoção destes preços. Isso facilitará muito a delimitação do valor de cada mercadoria e serviço, nesse caso podemos considerar alguns, são eles:
1° Sobrevivência
A sobrevivência acontece quando a empresa possui excesso de capacidade de produção, concorrência intensa, ou precisa se adaptar a uma mudança brusca na demanda dos consumidores.
Como o próprio nome diz, o que se busca é a permanência da empresa no mercado e faz isso por meio da redução de preços para atrair clientes. Por fim, vale ressaltar que a sobrevivência é um objetivo de curto prazo.
2° Maximização dos lucros
Nesse objetivo você faz um levantamento de custo + demanda e preço. Portanto, você a define com a finalidade de maximizar o lucro.
Sua desvantagem é a dificuldade de definir demanda e custo, o que pode impactar negativamente a empresa porque, ao focar no curto prazo, ela acaba tendo problemas no longo prazo.
3° Maximização do faturamento
A diferença em relação ao objetivo anterior é que neste considera-se apenas a demanda, definindo o preço que aumenta o faturamento ao máximo. Com o passar do tempo, essa estratégia pode elevar a fatia de mercado em que a empresa tem participação.
4° Potencialização do crescimento de vendas
É voltado a empresas que possuem a intenção de penetrar em mercados que são sensíveis a preços baixos.
Ao adotar este objetivo, você pratica pequenos preços. Como consequência, estimula o crescimento das vendas, enquanto os custos com a produção e a distribuição se reduzem devido à experiência de produção.
5° Maximização do aproveitamento do mercado
Aqui é onde as empresas estabelecem preços altos para selecionar o mercado. Portanto, você adota esse objetivo quando:
o mercado possui grande demanda;
Resposta:
A questão refere-se aos atacadistas, que são definidos como unidades de negócio que compram e revendem mercadorias para os varejistas. No exemplo citado, os atacadistas compram determinados produtos dos produtores e revendem aos restaurantes para que eles consigam moldar os bens da sua forma.
Explicação: