Respostas
Resposta:
A cirurgia robótica é realizada por meio de pequenas incisões feitas no corpo do paciente, exatamente como acontece em procedimentos realizados por meio de laparoscopia. A diferença é que agora são introduzidos os braços do robô com os instrumentos cirúrgicos e a câmera.
Explicação:
Espero ter ajudado; bons estudos!
Resposta:
Cirurgias robóticas são um tipo de cirurgia em que o médico através de um robô faz as incisões e ressecções, utilizando um console joystick. Esta cirurgia foi desenvolvida tanto para melhorar a capacidade dos siderurgiões realizando cirurgias abertas, quanto para minimizar o impacto em cirurgias minimamente invasivas.
Nos Estados Unidos, hoje em dia, existem mais de 2.800 robôs cirúrgicos em atividade. Já, no Brasil, os hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês e Oswaldo Cruz foram os primeiros a oferecerem este tipo de cirurgia.
Atualmente, há mais de 45 robôs DaVinci no Brasil. Alguns hospitais já adquiriram sua terceira unidade, como por exemplo o Hospital Israelita Albert Einstein. Enquanto, outros locais de referência são os hospitais: Sirio-Libanes, Hospital 9 de Julho, AC Camargo, entre outros. O principal uso mundial do robô é o seu emprego nas prostatectomias radicais.
A cirurgia robótica mostra resultados controversos. Apesar de alguns benefícios, tais como: menor taxa de sangramento e um potencial benefíco, como menores taxas de impotência sexual, o Ministério da Saúde, através da Comissão Conitec, recomendou contra o seu uso no SUS, por causa dos altos custos.
Recentemente, outros sistemas robóticos estão sendo aprovados e testados em diferentes países. Um deles é o REVO-i (da Coréia), aprovado para uso clínico nos Estados Unidos pelo FDA e Mazor robotics da Medtronic.
Explicação: