Leia o texto a seguir:IÓ Guerreiros da Taba sagrada,ó Guerreiros da Tribo Tupi,falam Deuses nos cantos do Piaga,ó Guerreiros, meus cantos ouvi.Esta noite — era a lua já morta —Anhangá me vedava sonhar;eis na horrível caverna, que habito,rouca voz começou-me a chamar.Abro os olhos, inquieto, medroso,manitôs! que prodígios que vi!Arde o pau de resina fumosa,não fui eu, não fui eu, que o acendi!Eis rebenta a meus pés um fantasma,um fantasma d’imensa extensão;liso crânio repousa a meu lado,feia cobra se enrosca no chão.O meu sangue gelou-se nas veias,todo inteiro — ossos, carnes — tremi,frio horror me coou pelos membros,frio vento no rosto senti.Era feio, medonho, tremendo,ó Guerreiros, o espectro que eu vi.Falam Deuses nos cantos do Piaga,ó Guerreiros, meus cantos ouvi
O poema de Gonçalves Dias faz parte da primeira geração romântica brasileira. Sabendo disso, faça uma análise do poema e leve em consideração seus conhecimentos acerca do período em que ele se insere e, a seguir, marque a opção que NÃO condiz com a verdade.
A) É possível afirmar que Gonçalves Dias, em suas obras, teve especial cuidado com as questões relacionadas ao indianismo, em detrimento de temas relacionados à pátria e à natureza brasileiras.
B) No poema, a cultura indígena está em destaque, o que demonstra a preocupação de conceber um herói romântico que poderia ser símbolo nacional.
C) No trecho lido, Gonçalves Dias prediz a chegada de estrangeiros que conquistariam o território indígena.
D) É perceptível, no excerto lido, uma atmosfera de mau agouro, pois, em sonho, o índio prevê a possibilidade de aproximação de um grande mal.
Respostas
respondido por:
0
Letra b está errada, ele não falava sobre herói romântico
respondido por:
3
Eu acho q é a letra A
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás