• Matéria: Sociologia
  • Autor: joaomatoscantoneto
  • Perguntado 5 anos atrás

1. Sobre democracia e formas de engajamento no Estado contemporâneo surgem novas propostas teóricas como a de Chantal Mouffe, entre outros. A propósito, a autora afirma que: “longe de ser o resultado necessário de uma evolução moral da humanidade, a democracia é algo incerto e improvável e nunca deve ser tida como garantida. É sempre uma conquista frágil que precisa ser defendida e aprofundada. Não existe nenhum limiar de democracia que, uma vez alcançado, possa garantir a continuidade da sua existência. A democracia encontra-se em perigo não apenas quando o consenso e a fidelidade aos valores que ela encarna são insuficientes, mas também quando a sua dinâmica combativa é travada por um aparente excesso de consenso que, normalmente, mascara uma apatia inquietante” --- (MOUFFE, Chantal. O regresso do político. Trad. Ana Cecília Simões. Lisboa: Gradiva, 1996, p.17). *
Sobre o tema é incorreto afirmar:
0 pontos
Um dos principais exemplos de que a democracia não pode ser tida como garantida foi o recente golpe militar em Honduras, que depôs o presidente Manuel Zelaya. O golpe de Estado é o primeiro desde 1981, naquele país, e teve o endosso da maioria dos congressistas.
b) A América Latina vem experimentando excessos de consenso desde a década de 1930, quando começaram a se instalar os primeiros governos populistas.
c) Depois de um longo período de exceção, que durou até meados da década de 1990 (variando conforme o país), a democracia na América Latina entrou precocemente em crise.
d) Entre as causas da crise da democracia latino-americana é possível destacar o fato de que as estruturas jurídico-políticas liberais se assentaram sobre modelos de acumulação fortemente antipopulares, desvinculados da expansão do mercado interno, da distribuição de renda, da democratização do acesso à terra e aos meios de comunicação.
e) É possível constatar que as crises de legitimidade, que assolam um grande número de governos do continente americano, não produzem reflexos na organização política brasileira que, desde 1964, não tem vivenciado formas de governo populistas.

Respostas

respondido por: RaylsonSoares
10

Resposta:

A afirmativa incorreta é a e)

e) É possível constatar que as crises de legitimidade, que assolam um grande número de governos do continente americano, não produzem reflexos na organização política brasileira que, desde 1964, não tem vivenciado formas de governo populistas.


joaomatoscantoneto: Obrigado meu anjo
Perguntas similares