sem dúvida, a religião, as tradições e os mitos explicavam todas essas coisas, mas suas explicações já não satisfaziam aos que interrogavam sobre as causas das mudanças, da permanência, da repetição, da desaparição e do surgimento dos seres. Suas respostas haviam perdido a força explicativa, não convenciam nem satisfaziam a quem desejava conhecer a verdade sobre o mundo.
(CHAUÍ, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2011 , p. 29).
Como fundadores da filosofia , os pensadores "pré-socráticos" inauguraram uma nova atitude mental diante da realidade material, substituindo progressivamente as elaborações de cunho mitológico por especulações de caráter científico-filosófico. A propósito desse importante momento da história da filosofia, podemos afirmar que:
A) os atomistas afirmavam ser toda a matéria formada por átomos, que, em movimento, chocavam-se provocando o nascimento, a mudança e o fim de todas as coisas.
B) para os filósofos dessa geração, a cosmologia deveria ser valorizada como a única forma de observar e compreender a natureza e a realidade ao redor.
C) Pitágoras de Samos afirmou que "todas as coisas são como as palavras", ou seja, toda a realidade se forma segundo uma estrutura não harmônica.
Respostas
respondido por:
2
Resposta: Letra B
Explicação: É a que está certa.
respondido por:
0
Os pré-socráticos acreditam que a cosmologia era a principal fonte de conhecimento para as pessoas, então, essas pessoas deveriam observar e compreender a natureza e a realidade ao redor, assim, a letra B está correta.
A cosmologia é definida como o estudo da origem do mundo e da ordem dele, o que antes era explicado pela mitologia.
Com o surgimento da filosofia, que era chamada de cosmologia foi explicado as principais razões do porque isso acontecer e isso mostrou as pessoas que a razão existia e que a mitologia não.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/12287747
Anexos:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás