Quando a autoridade da Igreja sobre o pensamento finalmente afrouxou, muita gente passou a acreditar que o conhecimento do mundo podia ser obtido apenas pelo uso da razão. Na filosofia, esse desenvolvimento é conhecido como racionalismo. Foi lançado por Descartes, depois do qual as figuras de destaque na filosofia racionalista foram Spinoza e Leibniz. [...]
Fonte: MAGEE, Bryan. História da filosofia. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2001. (p. 83)
De acordo com o texto e com o conteúdo da disciplina, analise as assertivas a seguir, marcando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
I. ( ) René Descartes, mesmo tendo vivido no século XVII, é considerado até hoje um dos mais influentes pensadores racionalistas.
II. ( ) Descartes afirmava que as ideias humanas são adquiridas, ou seja, vão se construindo na interação com o meio e com os outros homens.
III. ( ) Os pensadores racionalistas, entre eles Descartes, defendem que o conhecimento verdadeiro deriva da razão genuína.
IV. ( ) Os preconceitos são, para os racionalistas, obstáculos que impedem a razão de alcançar o verdadeiro conhecimento.
Assinale a sequência correta:
A F – V – F – V.
B V – F – V – F.
C V – V – F – F.
D F – F – V – V.
E F – V – V – F.
Respostas
Sobre o desenvolvimento do racionalismo:
A sequência correta é: B. V – F – V – F.
I. ( V ) René Descartes, mesmo tendo vivido no século XVII, é considerado até hoje um dos mais influentes pensadores racionalistas.
Descartes, como autor viveu no século XVII, porém sua filosofia está na raiz do pensamento moderno e forneceu as coordenadas básicas para o desenvolvimento das grandes tendências filosóficas dos últimos séculos.
II. ( F ) Descartes afirmava que as ideias humanas são adquiridas, ou seja, vão se construindo na interação com o meio e com os outros homens.
Descartes cria um dualismo: há o eu pensante (alma) e a extensão (corpo). É através do pensamento que se chega à realidade exterior. O mundo externo ligado ao sensível é fonte de enganos.
III. (V ) Os pensadores racionalistas, entre eles Descartes, defendem que o conhecimento verdadeiro deriva da razão genuína.
A principal contribuição de René Descartes foi o de tentar fortalecer a Razão como uma ferramenta confiável para o conhecimento e interferência na realidade.
IV. ( F ) Os preconceitos são, para os racionalistas, obstáculos que impedem a razão de alcançar o verdadeiro conhecimento.
Os preconceitos e as superstições religiosas e o senso comum, devem ser colocadas em dúvida em todos os momentos e lugares.
Bons estudos!