por que o ato institucional n°5 e considerado o mais violento instrumento jurídico do regime militar?
Respostas
o AI-5 foi o mais violento da Ditadura Militar pois inaugurou o período mais violento da história da Ditadura Militar, os Anos de Chumbo (que se estendem de 1968 a 1974), proibindo partidos, órgãos de imprensa, associações políticas e dando ao Estado plenos poderes para perseguir, de maneira violenta, indigna e brutal, todos os supostos "inimigos do povo".
Foi ele que permitiu a censura em larga escala, a tortura, os "desaparecimentos" políticos e todo tipo de crime cometido contra a dignidade humana que os Regime Militar perpetrou.
O AI-5 tornou-se o mais violento instrumento jurídico pois decretava a suspensão dos direitos políticos dos cidadãos caso estes fosse de encontro ao regime instaurado.
Esse Ato Institucional foi considerado o mais repressor da época, recebendo o nome de Época de Chumbo. Como dito anteriormente, além de suspender os direitos ele também apoiava eliminar a oposição.
O AI-5 proibiu partidos políticos, órgãos de imprensa ou qualquer atividade midiática que não promovesse a Ditadura. Além de criar um estado forte, que perseguia, de forma violenta e brutal, todos os sujeitos da oposição.
Para mais informações, acesse:
Ditadura Militar: https://brainly.com.br/tarefa/33919768