13-Explique por que os clientes recebiam proteção jurídica dos patrícios.
14- Pesquise sobre a Mitologia Romana: destacando os principais deuses romanos, suas funções e suas características.
Respostas
Resposta:
13- O CLIENTE, na história romana, foi um grupo originário da plebe que, para sobreviver, colocava-se a serviço de um patrício, denominado patrono (patronus, um predecessor de padrinho, patrão). Os clientes recebiam dos patrícios assistência jurídica e terras para cultivo. Por sua vez, tornavam-se fiéis aos patrícios e votavam segundo a sua indicação. Os clientes deviam respeito a seus patronos como estes, reciprocamente, deviam-lhes proteção.Este direito de patronagem foi indicado por Rômulo para unir os plebeus e os patrícios de forma que um pudesse viver sem inveja e o outro sem desrespeito. Mas a condição de cliente, ao longo do tempo, tornou-se também uma forma moderada de escravidão protegida.
14 - Chamamos de Mitologia Romana, o conjunto de crenças e práticas politeístas – adoração à vários deuses com nomes diferentes dos deuses gregos, mas semelhantes aos da Mitologia Grega – praticados na Roma antiga.
Da mesma forma como são descritos na Mitologia Grega, os deuses romanos também possuíam características dos humanos, como sentimentos e a aparência física, mas, ao contrário daquela, os deuses não possuíam contato direto com os homens.
Os principais deuses romanos são:
Júpiter, o deus do dia;
Apolo, deus do sol e da medicina;
Juno, deusa protetora do casamento, parto e da mulher, de uma forma geral;
Marte, deus da guerra;
Vênus, deusa do amor e da beleza;
Diana, deusa da lua, da caça e da castidade;
Ceres, deusa da fecundidade da terra e da agricultura;
Baco, deus do vinho e da alegria.