Explique porquê, na situação baixo, o trabalho da força exercida pelo homem (H) sobre o carro é resistente.
Respostas
Resposta:
O trabalho é a transferência de energia a um corpo ou sistema de corpos em razão da aplicação de uma força. O trabalho que é exercido sobre um corpo produz uma variação de energia cinética.
Por meio dessa importante grandeza da dinâmica, é possível estudar a transferência e a transformação da energia nos mais diversos sistemas físicos.
Leia também: O que é força?
O que é trabalho?
Trabalho é uma grandeza física que mede a transferência ou a transformação da energia. A unidade de medida dessa grandeza escalar é o joule. Além disso, o trabalho que é exercido por uma força equivale à variação de energia cinética, bem como da energia potencial atribuída a um corpo ou sistema de corpos.
Quando um trabalho é realizado sobre um corpo, parte da energia que se encontrava armazenada nesse corpo é transformada em outras formas de energia. Quando elevamos um objeto a partir do chão até uma altura h, por exemplo, estamos transformando uma energia que é proveniente dos nossos músculos para esse corpo, que, após elevado, passa a apresentar uma determinada quantidade de energia potencial gravitacional.
Quando elevamos um corpo, estamos realizando trabalho sobre ele.
Quando elevamos um corpo, estamos realizando trabalho sobre ele.
Vale ressaltar que o trabalho é calculado com base na distância que é percorrida pelo corpo. No entanto, para esse cálculo, leva-se em conta somente a distância que foi percorrida na direção da força que realiza o trabalho — em outras palavras, o trabalho é igual à projeção do vetor força sobre a direção da distância percorrida pelo corpo.
Como se calcula o trabalho de uma força?
Para calcularmos o trabalho exercido por uma força constante, é necessário que se multiplique o módulo dessa força pela distância percorrida e pelo cosseno do ângulo que é formado entre a força (F) e a distância (d). A fórmula que usamos para calcular o trabalho é a seguinte: