• Matéria: História
  • Autor: milenaramks
  • Perguntado 5 anos atrás

1. (UESPI/2010) A Constituição de 1824, resultante da dissolução da Assembleia Constituinte de 1823, marcou o início da institucionalização do poder monárquico no Brasil. Essa Constituição: *

a) criou o Poder Moderador de exclusividade do Imperador, o que na prática significava conceder-lhe poderes quase absolutos.

b) provocou a insatisfação em diversas províncias, estando na base da eclosão de diversas rebeliões, como a Confederação do Equador, a Sabinada e o Contestado.

c) favoreceu o reconhecimento do Brasil como nação independente, o que ocorreu sem reveses, à exceção dos Estados Unidos por conta da doutrina Monroe.

d) estabeleceu a eleição pelo voto censitário para os governadores das províncias.


2. A crítica acima, escrita pelo historiador Capistrano de Abreu, ataca a chamada “política de conciliação”, que caracterizou o parlamentarismo no Segundo Reinado. Essa “conciliação” dava-se entre: *

a)republicanos e socialistas

b)liberais e conservadores

c)socialistas utópicos e comunistas revolucionários

d)progressistas e sociais-democratas​

Respostas

respondido por: Decurcio
81

Resposta:

1- a) criou o Poder Moderador de exclusividade do Imperador, o que na prática significava conceder-lhe poderes quase absolutos.

2- b) liberais e conservadores

respondido por: yohannab26
8

A Constituição de 1824 criou o Poder Moderador de exclusividade do Imperador, concedendo ao Imperador um poder quase absoluto. ( alternativa a)

Uma dos marcos da Constituição de 1824 foi a imposição do Poder Moderador. Esse poder levantou discordância entre a população. Os liberais repudiavam a grande influência do imperador sobre os outros poderes. Por outro lado, os conservadores aclamavam, pois entendiam que o Poder Moderador garantia a soberania do Estado brasileiro com a figura pessoal do monarca.

A principal característica do Poder Moderador era que o exercício do mesmo era conferido apenas ao imperador e tinha total liberdade para intervir sobre os outros poderes.

O Poder Moderador coexistia com os poderes legislativo, judiciário e executivo, formando, assim, os quatro poderes do governo, segundo a constituição.

Para mais informações, acesse:

Constituição de 1824 foi outorgada: brainly.com.br/tarefa/1192440

Anexos:
Perguntas similares