A expressão Idade Média surgiu como referência a um período que estaria "no meio" – entre um momento e outro da História. Trata-se, mais precisamente, de um período que separava a Idade Antiga da Idade Moderna. Esse período também passou a ser associado pelos historiadores e cientistas renascentistas, no século XVI, e iluministas, no século XVIII, a um momento histórico de predominância da religiosidade cristã e de baixo desenvolvimento científico e cultural. Por esse motivo, a Idade Média ficou também conhecida por "Idade das Trevas". Você já ouviu essa denominação?
Respostas
Resposta: SIM , Além disso, durante o Renascimento, convencionou-se chamar a Idade Média de Idade das Trevas pelo fato de os renascentistas se colocarem como herdeiros do pensamento e da ciência desenvolvidos por gregos e romanos, fazendo renascer a cultura da Antiguidade.
Com certeza você já ouviu falar da Idade Média como sendo uma época dominada culturalmente pela religião, criando uma sombra sobre as artes e as ciências, impedindo-as de florescer livremente. Essa ideia considerava a Idade Média como a Idade das Trevas. Mas você sabe o porquê deste período da História ter sido denominado assim?
A palavra média indica algo que está em uma posição intermediária. Para os pensadores do século XVIII, conhecidos como iluministas, esse período da história se localizava entre a Antiguidade Clássica, encerrada com a conquista de Roma pelos hérulos, em 476, e a Idade Moderna, da qual eles faziam parte, iniciada com a conquista da cidade de Constantinopla pelos turcos-otomanos, em 1453.
Explicação: ESPERO TER AJUDADO !!!