Respostas
Resposta:
O pessoal que faz a edição daquelas retrospectivas de final do ano não vai poder reclamar de falta de material. Estamos na metade de 2020, ainda com sensação de que o ano nem começou, mas na verdade não me lembro de outra época com tantas coisas nessa proporção que estamos vivendo. Comparável apenas com épocas de grandes guerras mundiais ou outras pandemias globais como a gripe espanhola.
O gráfico abaixo foi feito pela time.graphics. É uma linha do tempo que começa lá em agosto do ano passado e vem até os dias de hoje, na primeira quinzena de junho de 2020.
Explicação:
A versão interativa pode ser acessada neste link.
Sim, aconteceram mais eventos importantes que não aparecem nesse gráfico, principalmente na esfera nacional e política, mas obviamente isso não faz parte da proposta desse material, que é global. De qualquer modo, o que mais chama a atenção não são apenas os fatos em sí, mas sim o conjunto como um todo.
Que ano.
Como uma última nota pessoal, apesar do clima negativo, queria pontuar que coisas positivas também estão acontecendo em consequência dessas tragédias todas.
A comunidade científica mundial nunca trabalhou tão unida em com tanta sintonia agora que temos um objetivo comum que é a erradicação do Coronavirus.
Os protestos e as manifestações anti-racismo tem gerado um movimento de conscientização em esfera global. Isso alcança toda uma nova geração que pode crescer com valores mais adequados.
Novas tecnologias e novas maneiras de trabalhar.
Movimentos solidários.
Enfim, não vamos deixar que o tom negativo apague as coisas positivas (desligue sua TV!). O ano está sendo duro, mas sigo confiante em processos de transformação.