Um dos aspectos que redesenharam o equilíbrio de forças que conduziu ao absolutismo, foi a tensão gerada entre os movimentos reformistas e a Igreja Católica. Essas tensões decorreram:
a) das propostas de Lutero pelo fim dos sacramentos católicos. Essas ideias levaram à Revolta Anabatista, cuja conclusão levou à Paz de Ausburgo, documento que restaurava o poder da Igreja Católica na região.
b) do apoio da nobreza suíça às ideias de João Calvino. Esse apoio provocou uma intriga entre as nobrezas centrais europeias e conduziu a uma reestruturação política centralizadora.
c) do apoio de Henrique VIII da Inglaterra à Igreja Católica, em meio as reformas. Em busca de apoio político para conter o avanço da burguesia, o rei inglês lança o Ato de Supremacia, documento que reestabelece o poder católico na região.
d) do crescimento de comunidades não cristãs e protestantes no Novo Mundo. A Igreja Católica temia perder o controle das terras recém- -descobertas e pressionou as monarquias nacionais a centralizarem seu poder e impedir a migração para as Américas.
e) da quebra da unidade religiosa católica na Europa. Construída ao longo do período medieval, as reformas colocavam em risco a posição política da Igreja, que buscou as nobrezas nacionais para se fortalecer.
pamelareid9:
só pra ganhar a pontuação né
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
não sei classifica como melhor resposta não
Explicação:
não sei classifica como melhor resposta não
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás