• Matéria: História
  • Autor: davipereira60
  • Perguntado 5 anos atrás

Desta vez, havia um novo fenômeno - o fascismo ou nazismo - e uma nova sociedade, em que comícios de rua proliferavam e multidões entusiasmadas aplaudiam a pregação de líderes uniformizados contra socialistas, intelectuais, estrangeiros e judeus." Robert O. Paxton, Europe in the 20th Century. NY: Harcourt Brace Jovanovich, 1991 Após a leitura do texto. Comente como, o apelo às massas, presente no discurso fascista ou nazista justificou a necessidade de oposição ferrenha aos socialistas, liberais e estrangeiros. *​

Respostas

respondido por: Zezima
6

Resposta:

Os apelos nos discursos facista e nazista (também considerado facismo) eram fortemente feitos com base em que todos os problemas daquela nação eram resultantes de um povo.

no caso dos Alemães que posteriormente transformou-se na Alemanha Nazista de Hitler, era apontado inicialmente para o povo Judeu, e posteriormente aos negros, com aquela idéia de que havia a superioridade da raça ariana (alemã) de pessoas de pele clara e cabelos lisos e olhos claros.

Tudo isso não passava de um ódio pessoal generalizado por Hitler.

No caso da Itália facista de Benito Mussolini, ele desejava ver o seu país comandado pelo modelo de "homem ideal", como seu pai o ensinou (e Benito entendeu de forma bastante distorcida). Todo o povo trabalhava para manter o rei, enquanto ele permanecia em seu palácio farto.

Ambos tiveram apoio da massa de início pois se acreditava em suas falácias. Amiúde bons para se culpar alguém.

No fim, tudo se desmorona.

Resumindo, tudo não passou de um "bode expiatório" para cada nação. Seus problemas não eram por culpa deles mesmos, mas sim de um opressor ou oportunista.

Tal qual seus novos líderes se tornaram iguais depois.

Obs.: Recomendo ouvir ao podcast "Ditadores" no Spotify, caso deseje entender melhor e de forma mais aprofundada.

Perguntas similares