Respostas
Resposta:
A República da China foi um dos países fundadores das Nações Unidas em 1945. Em 1949, com o fim da guerra civil chinesa, o governo da República da China do partido Kuomitang de Chiang Kai-shek, ao ser derrotado pela revolução liderada por Mao Tse Tung, refugiou-se na ilha de Taiwan, cedendo o controle da área continental para o governo comunista da República Popular da China.
O assento chinês nas Nações Unidas foi ocupado pela República da China até 25 de outubro de 1971, quando foi aprovada a resolução 2758 pela Assembleia Geral da ONU substituindo Taiwan pela República Popular da China em todas as suas instâncias e organismos. Em 23 de novembro tornou-se membro permanente do Conselho de Segurança com direito a veto.
Desde 1991, a República da China vem apresentando reiteradas petições para a sua reinclusão na ONU, em representação da população de Taiwan, valendo-se de designações como República da China em Taiwan, República da China (Taiwan) ou simplesmente Taiwan.
Espero ter ajudado.
Resposta:
Como a China virou membro permanente do Conselho de Segurança da ONU só nos anos 1970 – bem depois de o Conselho ser formado pelos vencedores da 2ª Guerra Mundial?
Júlio Medalha, Fortaleza, CE
Na verdade, os chineses estão no Conselho desde o início, em 1946.
O que mudou foi o reconhecimento de quem representava o povo chinês.
Mas isso mudou quando o governo comunista começou a fazer testes nucleares e aumentar seu poderio militar e influência em países vizinhos, nos anos 1960.
Fontes: ONU e livro História do Mundo Contemporâneo, de Norman Lowe
acho quê é isso