• Matéria: Geografia
  • Autor: kiyarazivane606
  • Perguntado 5 anos atrás

Caracterize a Agricultura no tempo colonial

Respostas

respondido por: gusstavodia
0

Resposta:

Basicamente por meio de Plantation. Plantation e uma forma de agricultura baseada em monocultura de exportação (cana de açúcar, café) em latifúndios e em geral utilizando de mão de obra escrava.

Explicação:

Depois da chegada dos europeus ao Brasil, iniciou-se o extrativismo em larga escala em nosso país, sendo o primeiro produto principal o pau-brasil. Após a escassez deste produto e frente a diversidade de recursos naturais em território brasileiro, a atividade extrativista migrou para outras frentes, concentrando-se na exploração de minérios e outros tipos de subprodutos florestais.

Junto a esta diversificação surge o primeiro grande cultivo agrícola introduzido em larga escala no país, a cana-de-açúcar no Nordeste brasileiro. Com um modelo de monocultura sustentado pela mão de obra escrava vinda da África e com uma forte concentração de terras nas mãos de poucos latifundiários, esse tipo de produção pouco progresso trouxe para os níveis sociais da região. A economia brasileira nesta época tinha no açúcar o seu principal produto de exportação. No século XVII, esta atividade entrou em declínio, pois apesar do custo de produção menor do açúcar brasileiro em relação ao do resto mundo, nosso produto perdeu competitividade no mercado externo, o que resultou numa forte queda na produção nesta região.

Perguntas similares