• Matéria: ENEM
  • Autor: Moscosobr7495
  • Perguntado 5 anos atrás

o pensamento pedagógico do socialismo buscou a democratização do ensino, com a iniciativa dos movimentos populares, junto alguns intelectuais que se opuseram á concepção burguesa. faça uma texto identificando os movimentos, quais intelectuais participaram desses movimentos e em que resultou.

Respostas

respondido por: BlackApril0804
6

O Pensamento Pedagógico Socialista foi formado a partir dos movimentos populares pela democratização do ensino, a concepção socialista da educação opõe-se à concepção burguesa, porque propõe uma educação igualitária. As idéias socialistas na educação não são recentes, pois não atendem aos interesses dominantes e muitas vezes são relegadas a um plano inferior. Na história das idéias pedagógicas socialistas destacamos alguns importantes pensadores que propunham um ensino cuja a igualdade vem em primeiro, sendo eles: Karl Heinch Marx: Marx desprezava o discurso de pessoas que propunham a educação como atividade capaz de promover a transformação da sociedade.

Ele achava que a tarefa do educador era parte do sistema e que este não deveria nunca ser visto como alguém capaz de se sobressair à sua sociedade e encaminhá-la para acriação de um novo sistema. Achava que o educador também é educando, porque antes de exercer qualquer influência ele também é influenciado pelo meio que está inserido.

A Revolução de 1930 foi um golpe de Estado que depôs o presidente Washington Luís, no dia 24 de outubro de 1930. O movimento foi articulado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul e impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes, sob alegação de fraude eleitoral.

Também contribuíram a favor do movimento, o desgosto popular em função da crise econômica de 1929 e o assassinato do político paraibano João Pessoa.

Perguntas similares