Quantas espécies foram elencadas, da imensa biodiversidade do Pantanal?
Respostas
Resposta:
O resultado é uma abundância de recursos e suporte para populações numerosas de grande parte das espécies animais. Por isso a facilidade na observação de jacarés. Entre os mamíferos, há 151 espécies, nenhuma endêmica. O número é bem abaixo do encontrado na Amazônia (400) ou Mata Atlântica (279) – há que se notar que a área do Pantanal é muito reduzida em comparação a estes dois biomas.
Por conta disso, não houve um intervalo evolutivo grande o suficiente para que plantas ou animais passassem por um processo de especiação, ou seja, evoluíssem até se tornarem endêmicas. Para completar, há uma grande instabilidade climática, o que demanda que animais e plantas que lá habitam sejam muito adaptáveis.
JACARÉ-DO-PANTANAL
NOME CIENTÍFICO:
Caiman yacare
TAMANHO:
2,5 a 3 m
PESO:
300 kg
RISCO DE EXTINÇÃO (IUCN):
Pouco preocupante
Explicação:
Menor dos biomas brasileiros, o Pantanal possui uma área de 150 mil km², o que equivale a menos de 2% do território do país, e está distribuído entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “O Pantanal é um grande ecótono na América do Sul”, diz Erich Fischer, professor do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UFMS.