• Matéria: Filosofia
  • Autor: luiscarlos4227
  • Perguntado 5 anos atrás

A racionalidade para Aristóteles seria sempre agir com:*
A)emoção
B)questionamentos
C)moderação
D)raiva
E)todas as alternativas anteriores​

Respostas

respondido por: sophialeffa
0

Resposta:

Explicação:

O pensamento estratégico da atualidade se caracteriza pela reformulação do projeto normativo do liberalismo competitivo. As visões integristas, construtivistas e dialógicas, que regeram a virada do século, estão dando lugar a modelos e procedimentos mais confiáveis. O pragmatismo teórico e o tecnicismo utilitário estão sendo substituídos pela atitude crítica e pela ação ponderada.

No plano do binômio racionalidade/trabalho, a busca de fundamentos substantivos de ação tem trazido à luz alguns temas do realismo aristotélico. Em contraposição ao hermetismo ineficiente dos discursos econômicos e gerenciais do fim do século passado, esse realismo oferece uma visão mais clara das organizações e das formas de trabalhar. A ótica aristotélica é, também, compatível com a atual passagem da concepção homogênea das organizações para a concepção das organizações como entidades abertas, formadas de indivíduos que transitam por uma pluralidade de ambientes e que se comunicam através de redes complexas

Neste artigo, examinamos três temas do pensamento aristotélico que podem ajudar a informar a racionalidade do trabalho hoje. São eles:

a prevalência da razão prática sobre a razão teórica na orientação do agir;

a hierarquização das formas de trabalhar segundo o quantum de razão que requerem;

a valorização dos resultados em detrimento dos processos.

Perguntas similares