QUESTÃO 1: O STEAM é conhecido como uma abordagem pedagógica que integra áreas e é baseada em projetos, tendo como objetivo formar pessoas com diversos conhecimentos para que desenvolvam diferentes habilidades, entre elas as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trabalhando questões socioemocionais e preparando nossos alunos para os desafios futuros. ✅Criado nos Estados Unidos na década de 1990, STEAM é um acrônimo em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), partindo da constatação de que há um desinteresse de alunos pelas ciências exatas. Assinale abaixo o item correto sobre o STEAM: *
Respostas
Resposta:
A adoção de STEAM nas escolas prevê a interdisciplinaridade de áreas do conhecimento para despertar a criatividade, inventividade, empatia, humanismo e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à vida contemporânea, como o pensamento computacional e o espírito “faça você mesmo” da cultura maker.
Explicação:
A opção correta em relação a abordagem pedagógica STEAM é B) A adoção de STEAM nas escolas prevê a interdisciplinaridade de áreas do conhecimento para despertar a criatividade, inventividade, empatia, humanismo e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à vida contemporânea, como o pensamento computacional e o espírito “faça você mesmo” da cultura maker.
As alternativas da questão são:
"O professor nesta metodologia não tem atuação, sendo responsável por oferecer pouca mediação e nenhum apoio aos estudantes, sendo parte também desse esforço individual.
A adoção de STEAM nas escolas prevê a interdisciplinaridade de áreas do conhecimento para despertar a criatividade, inventividade, empatia, humanismo e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à vida contemporânea, como o pensamento computacional e o espírito “faça você mesmo” da cultura maker.
A abordagem no STEAM favorece a aprendizagem por memorização. Ao vivenciar a aprendizagem pelas metodologias ativas, o aluno tem a oportunidade de memorizar conceitos de Matemática, Ciências, Artes, Engenharia e Tecnologia de forma mecânica
As atividades guiadas na metodologia STEAM permitem que os alunos resolvam problemas ao conectar ideias que parecem desconectadas, beneficiando o aprendizado disciplinar e trazendo os estudantes para o centro do processo cognitivo. Nesse processo, eles exercem pouca colaboração e aprendem individualmente.
A investigação científica, o trabalho por projetos, uso da programação, da robótica, juntamente com o movimento maker, não compõem parte das propostas do STEAM."
Seguindo o movimento cultural das tecnologias 4.0, onde cada vez mais a velocidade de aprendizado é mais valorizado do que a capacidade de memorização, a abordagem pedagógica STEAM foi criada.
A integração dos conhecimentos por meio de projetos é parte essencial desse método de ensino, cuja avaliação vai além do modo tradicional e leva os estudantes a exercer a criatividade marcante da cultura maker.
Sendo assim, a alternativa correta será B).
Espero ter ajudado!