O contato entre os povos germânicos e romanos, através das chamadas invasões bárbaras, gerou fortes intercâmbios culturais, econômicos, étnicos, políticos, religiosos e linguísticos no Mundo Ocidental. O termo bárbaro diz respeito ao modo como os romanos interpretavam os povos germânicos. Para o Império Romano, eram considerados bárbaros aqueles fossem: *
alantes de línguas diferentes e que seguissem costumes diversos dos romanos.
estrangeiros que adotassem idioma, culturas e costumes do Império Romano.
romanos que pertencessem à estrutura militar romana.
Respostas
Resposta:
Olá, tudo bem?
Quem eram os bárbaros?
Bárbaros, para os romanos, eram os povos que não tinham a cultura romana. Sendo assim, visto por eles como povos inferiores.
Quais bárbaros invadiram o Império Romano?
Os germânicos.
Quem eram os germânicos?
Os germânicos eram povos descendentes dos escandinavos, que começaram a habitar terras mais quentinhas ao Sul. Eles tinham sua economia baseada na agricultura, nos saques e no pastoreio. E eles não eram povos unificados, tinham os lombardos, francos, vândalos, saxões, visigóticos, ostrogóticos, etc.
Por que invadiram?
Tinham povos extremamente agressivos que habitavam a Rússia, os hunos. Esses hunos estavam migrando para o Ocidente, em direção dos germânicos. Então, devido essa pressão, os germânicos tiveram que fugir para Roma, causando assim, seu declínio.