de acordo com abordagem de Gilberto Freyre sobre a formação da sociedade brasileira é correto afirmar que
Respostas
Resposta: Letra A
Explicação: Ela ressalta justamente o quanto nossa colonização não se deu de maneira violenta, mas sim com pouca força do Estado. A letra B está incorreta, pois como o texto mostra, os portugueses trouxeram antes sua fé do que o comércio. A letra C é a contradição frontal de tudo o que Freyre pensava. A letra D erradamente acentua o papel do Estado, como se a colonização fosse violenta. Por fim, é evidente que, ao contrário do que diz a E, os engenhos tinham papel social importante na colonização.
A alternativa adequada é a A, pois o texto reforma a iniciativa particular no seguinte fragmento: "menos pela ação oficial do que pelo braço e pela espada do particular". O livro Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre debate a teoria da democracia racial, caracterizada como uma harmonia social entre as relações entre senhor e escravizado.
Tal mito reforça que as relações entre portugueses e nativos ou portugueses e escravos foram cordiais e promoveram de forma pacífica a mestiçagem. Daí surge a crítica a essa concepção, pois a história do Brasil foi marcada por muita desigualdade, preconceito e desumanização dos trabalhadores colocados na posição de escravizado.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/7403719