o que foi a revolução verde, em que época ocorreu e quais são suas concequencia para a alimentação humanas e para o ambiente
Respostas
Resposta:
O que foi a Revolução Verde?
A Revolução Verde foi um fenômeno marcado pelo emprego da tecnologia no meio rural, suas principais características relacionavam-se com a utilização de máquinas, equipamentos, defensivos agrícolas e outros mecanismos que propiciaram o aumento da produção agrícola.
Em que época ocorreu a Revolução Verde?
A história da Revolução Verde está atrelada ao contexto econômico e social pós-Segunda Guerra Mundial (1939-1945), momento histórico em que havia uma grande preocupação com a produção de alimentos em todo o mundo.
Quais são as consequências da Revolução Verde?
A principal vantagem da Revolução Verde esteve no desenvolvimento de técnicas de cultivo que propiciaram o aumento da produção de alimentos no mundo.
Apesar dos inúmeros avanços tecnológicos e produtivos, a Revolução Verde apresenta um conjunto de consequências, em especial, negativas, quando se trata do meio ambiente e da igualdade social.
Primeiramente, são visíveis os impactos ambientais provocados pela revolução em diferentes ecossistemas do globo.
O desmatamento, a compactação do solo, a utilização desenfreada de fontes de água e a poluição causada pelos produtos químicos são algumas das consequências danosas da revolução para o meio ambiente. Essas impactos resultaram na quebra do equilíbrio ambiental natural assim como prejudicaram animais e plantas.
No mais, deve-se destacar o impacto social que a Revolução Verde provocou em diferentes sociedades, com destaque para as populações tradicionais e os trabalhadores do campo:
*a mecanização da agricultura aumentou o desemprego;
*o uso de sementes geneticamente modificadas dificultou o acesso aos insumos produtivos;
*a degradação ambiental prejudicou as pequenas comunidades rurais;
*o aumento dos custos de produção obrigou muitos agricultores a venderem suas propriedades.
Esse cenário resultou em consequências sociais impactantes, como o aumento da desigualdade social, da concentração de terras e da dificuldade dos pequenos agricultores em comercializar produtos em um mercado altamente competitivo. Além disso, destaca-se que a fome ainda é uma constante, sendo que muitas famílias ainda não possuem condições econômicas de acesso à alimentação em diferentes partes do globo.
Explicação: Fonte de pesquisa site Prepara enem.