• Matéria: Filosofia
  • Autor: juliaalss
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia com atenção:

"Lei, é um princípio, um preceito, uma norma, criada para estabelecer as regras que devem ser seguidas, é um ordenamento. Do Latim "lex" que significa "lei" - uma obrigação imposta. [...] Em uma sociedade, a função das leis é controlar os comportamentos e ações dos indivíduos de acordo com os princípios daquela sociedade.No âmbito do Direito, a lei é uma regra tornada obrigatória pela força coercitiva do poder legislativo ou de autoridade legítima, que constitui os direitos e deveres numa comunidade.

A partir do fragmento acima, explique como a construção das leis se relaciona com a moral. Isto é, um conjunto de leis se baseia nos valores de uma determinada cultura?

Respostas

respondido por: niemamd
4

Resposta:

Para entender a relação entre moral e leis é preciso entender de onde parte a moral em seu princípio. A moral parte de um principio cultural, ideias e valores compartilhados por um povo, onde esses povos irão determinar coisas como o que é certo ou errado, bom ou mal, entretanto a moral pode ser moldada e alterada com o tempo, como a moral judaico-cristã ou a moral grega.

Conforme a expansão desses povos e a mistura de culturas com o passar do tempo foi preciso definir um conjunto de leis baseado na moral daqueles povos originais daquele local, para poder organizar e manter a ordem naquele local.

Sendo assim pode-se dizer que as leis são derivadas de princípios e valores morais já estabelecidos, que por sua vez partem de uma ética individual de um povo.

Perguntas similares