• Matéria: Filosofia
  • Autor: Souanonimo1
  • Perguntado 5 anos atrás

Hobbes escreveu suas obras sob inspiração das doutrinas do empirismo britânico. Sua concepção de Estado, como um grande corpo artificial, o Leviatã, foi sua contribuição mais conhecida para a modernidade. Segundo este pensador:
a) o estado civil ou de direito é uma forma inevitável e natural de associação popular que traz em si mesma a libertação e a salvação do cidadão.
b) o contrato social que legitima a soberania do Estado só se justifica pela sua origem e sanção divinas.
c) a soberania total do povo na constituição do Estado funda o poder popular de direito, que tem por objetivo evitar de forma legal o estado de anarquia política.
d) no estado de natureza, o ser humano era um potencial inimigo (lobo) do seu semelhante. Isto obrigou a humanidade à realização de um contrato social para a mútua sobrevivência.
e) em razão do homem se definir como sendo um animal político, já traz potencialmente em sua natureza o princípio de sociabilidade. Por isso o pacto social lhe era inevitável.

Respostas

respondido por: WevertonVelozo77
4

Resposta:

Letra (C): no estado de natureza, o ser humano era um potencial inimigo (lobo) do seu semelhante. Isto obrigou a humanidade à realização de um contrato social para a mútua sobrevivência.

Explicação:

Bons estudos ❤


Souanonimo1: Obrigada!! <3
WevertonVelozo77: De nada S2
Perguntas similares