• Matéria: Artes
  • Autor: valdecijunio9854
  • Perguntado 5 anos atrás

Como Hélio Oiticica repensou e expandiu a pintura (na obra os parangolés)? Quais elementos morfológicos ele ressignificou?

Respostas

respondido por: cmiquesia
1

Resposta:

Considerado por Hélio Oiticica a "totalidade- obra", é o ponto culminante de toda a experiência que realiza com a cor e o espaço. Apresenta .

respondido por: delzimar33
1

Resposta:

A visita ao Morro da Mangueira e o contato com a Estação Primeira de Mangueira colocou Oiticica em contato com o êxtase do samba, com seus ritmos dionisíacos e com uma comunidade organizada em torno da criação. "A partir da experiência com a dança, surge o parangolé, nome que Oiticica encontra em uma placa que identificava um abrigo improvisado, construído por um mendigo na rua, na qual se lia 'Aqui é o Parangolé'."[9] As capas coloridas continuam a afirmar a importância da cor e do movimento na obra do artista. Ocorre uma incorporação entre a obra e o participador dançarino. Dissolvem-se assim as fronteiras entre a arte e o corpo, entre o artista e o espectador, entre a obra e o espectador. Para Oiticica, tal integração seria capaz de conduzir o espectador a uma nova atitude ética, de participação, coletividade, e mudança. [9]

Perguntas similares