Quais eram as principais queixas ou reclamações dos candangos no período da construção de Brasília? E quem eles temiam e porque?
Respostas
Resposta:
Reclamavam Dos Seus cotidiano os Candangos de Brasília Trabalhavam duro. Os operários trabalhavam das 6 horas da manhã até o meio-dia, faziam um intervalo de uma hora e depois encaravam novo turno até as 18 horas. Em alguns casos, trabalhavam 14, 15, 16 horas por dia. O salário era pago por horas trabalhadas, e, para aumentar seus rendimentos, muitos faziam serão. Como testemunhou um candango:
“Eu pegava empreitada de 200 horas e com dois dias eu dava ela pronta, dois dias e duas noites. Trabalhava dois dias e duas noites direto assim. Parava, só parava pra almoçar, e à meia-noite tomar o café, o lanche. Aí baixava eu, minha pá e minha picareta e não queria saber”.
s candangos trabalhavam sem qualquer proteção, e os acidentes de trabalho (alguns resultando em morte) eram muito comuns, especialmente as quedas dos prédios em construção. ... Foi chamada então a Guarda Especial de Brasília (GEB), temida pela sua truculência, que enfrentou a resistência dos candangos.