• Matéria: História
  • Autor: Ducahofc
  • Perguntado 5 anos atrás

A Constituição de 1891 (Primeira da República) definiu que o Estado no Brasil seria laico. Isso significava que o Brasil não teria mais nenhuma religião oficial, e respeitaria igualmente todas as religiões existentes. Durante o Império, o catolicismo havia sido a religião oficial do país.

Muita coisa mudou na vida das pessoas a partir disto. Antes não havia casamento civil. O único casamento aceito era aquele realizado na Igreja Católica. O mesmo acontecia com o registro de nascimento dos bebês.

A liberdade de culto foi ampliada. Durante o Império, a constituição só garantia liberdade de culto plena para os católicos. Algumas outras religiões, por exemplo, não podiam fazer demonstrações públicas de sua fé.

Considerando o que foi dito acima, faça o que se pede abaixo:



1) Imagine que você vive em um país onde o Estado não é laico. Mas nesse país, a religião que você segue não é a religião oficial. Escreva um parágrafo explicando como você imaginaria que seria sua vida numa situação dessas. Tente imaginar o que seria diferente e o que você faria se não pudesse exercer livremente sua fé

Respostas

respondido por: filipegandine
0
Não é difícil imaginar pois existem países em que o Estado não é laico e é opressivo contra as outras religiões, um caso é o islamismo. Nesses países as religiões “missionárias” como o cristianismo que tem como propósito a evangelização e conversão são condenadas. Em casos extremos as Bíblias são destruídas e se tornam uma literatura ilegal e considerado crime para aquele que lê ou prática a religião, podendo ser preso ou morto. Há casos das reuniões religiosas serem feitas em porões escondidos, para evitar denúncias e fiscalização. As leituras religiosas são contrabandeadas e alguns casos grupos pagam um altíssimo “imposto” para ter a “liberdade religiosa”.
Perguntas similares