• Matéria: Português
  • Autor: igorforte2020
  • Perguntado 5 anos atrás

1. CITE AS PARTES DO SERMÃO DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA. COMENTE-AS E
INDIQUE A MAIS IMPORTANTE

me ajudem prfv​

Respostas

respondido por: Cantodoestudo
1

Resposta:

Citação:

Sermão da Sexagésima: Este é sem dúvida, um dos mais famosos de seus sermões, dividido em 10 partes e escrito a moda concertista do Barroco, em que há o privilégio do jogo de ideias.

A temática do texto gira em torno da importância de pregar a palavra de Deus, utilizada por ele no sentido metafórico de “semear” que, por sua vez deve ser sentida para que não seja um conteúdo vazio.

Segue abaixo alguns trechos de sua obra:

“Ecce exiit qui seminat, seminare. Diz Cristo que «saiu o pregador evangélico a semear» a palavra divina. Bem parece este texto dos livros de Deus. Não só faz menção do semear, mas também faz caso do sair: Exiit, porque no dia da messe hão-nos de medir a semeadura e hão-nos de contar os passos. O Mundo, aos que lavrais com ele, nem vos satisfaz o que dispendeis, nem vos paga o que andais. Deus não é assim. Para quem lavra com Deus até o sair é semear, porque também das passadas colhe fruto. Entre os semeadores do Evangelho há uns que saem a semear, há outros que semeiam sem sair. Os que saem a semear são os que vão pregar à Índia, à China, ao Japão; os que semeiam sem sair, são os que se contentam com pregar na Pátria. Todos terão sua razão, mas tudo tem sua conta. Aos que têm a seara em casa, pagar-lhes-ão a semeadura; aos que vão buscar a seara tão longe, hão-lhes de medir a semeadura e hão-lhes de contar os passos. Ah Dia do Juízo! Ah pregadores! Os de cá, achar-vos-eis com mais paço; os de lá, com mais passos: Exiit seminare.”

“Fazer pouco fruto a palavra de Deus no Mundo, pode proceder de um de três princípios: ou da parte do pregador, ou da parte do ouvinte, ou da parte de Deus. Para uma alma se converter por meio de um sermão, há-de haver três concursos: há-de concorrer o pregador com a doutrina, persuadindo; há-de concorrer o ouvinte com o entendimento, percebendo; há-de concorrer Deus com a graça, alumiando. Para um homem se ver a si mesmo, são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos, e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo, há mister luz, há mister espelho e há mister olhos. Que coisa é a conversão de uma alma, senão entrar um homem dentro em si e ver-se a si mesmo? Para esta vista são necessários olhos, e necessária luz e é necessário espelho. O pregador concorre com o espelho, que é a doutrina; Deus concorre com a luz, que é a graça; o homem concorre com os olhos, que é o conhecimento. Ora suposto que a conversão das almas por meio da pregação depende destes três concursos: de Deus, do pregador e do ouvinte, por qual deles devemos entender que falta? Por parte do ouvinte, ou por parte do pregador, ou por parte de Deus?”

Principais Sermões:

• Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda (1640)

• Sermão dos Bons Anos (1642)

• Sermão do Mandato (1645)

• Sermão de Santo Antônio aos Peixes ( 1654)

• Sermão da Quinta Do minha da Quaresma (1654)

• Sermão da Sexagésima (1655)

• Sermão do Bom Ladrão (1655)

Espero ter ajudado!


Cantodoestudo: Faltou a citação, vou deixar aqui!
igorforte2020: obg
Perguntas similares