1. Como identificar e produzir uma reportagem?
2. Diferenças e semelhanças entre a notícia e a reportagem ?
3. Como adequar um texto oral à modalidade escrita?
4. Explicar os passos de produção de uma reportagem: proposta, planejamento, elaboração, avaliação, reescrita, publicação. (Não é necessário a produção de uma reportagem )
Respostas
Vou responder a 1 e 2 para você:
Uma reportagem expõe fatos de interesse da população, escritos em uma linguagem clara e objetiva, em tom de conversa, sendo assim não muito formal. Diferente da notícia, que tem como finalidade divulgação de fato atual de relevância social. A reportagem busca abordar um assunto que não precisa estar obrigatoriamente relacionado com um acontecimento recente, e explica-lo de forma detalhada com densidade de informações contendo dois ou mais textos escritos.
Para escrever uma reportagem é necessário um trabalho investigativo e de pesquisa. Em alguns casos da reportagem predomina-se a investigação e apresentação de dados, já em outros predomina o caráter interpretativo, podendo assim assumir uma voz de denúncia. Na reportagem é provável se ver comentários de especialistas, e componentes multimodais, com informações diversas e complementares. Na reportagem é comum se ver um tópico frasal: logo no início do parágrafo uma frase que traz afirmação ou negação desenvolvida nas frases seguintes.
A notícia é escrita em terceira pessoa do singular, de modo impessoal, e busca precisão e objetividade em registro formal, sem emitir avaliações pessoais ou persuasivas, tendo um caráter imediato. A reportagem é um texto com emprego do discurso direto e indireto, mais extenso com diversos elementos hipertextuais (gráficos, fotos com legenda, quadros… etc).
Na notícia a única voz presente é a do repórter, diferente da reportagem, em que pode haver entrevistas.
Uma notícia deve ser publicada rapidamente, enquanto o jornalista que escreve uma reportagem tem um maior tempo de preparo.
A reportagem é assinada pelo jornalista, já a notícia não.