• Matéria: História
  • Autor: nidrafaell
  • Perguntado 5 anos atrás

1. De modo geral, foram três as causas para a crise do Segundo Reinado
que culminou no fim da Monarquia no Brasil. Assinale a alternativa
correta.
a) A questão militar, a questão religiosa e a questão da indústria;
b) a questão da guerra, a questão religiosa e a questão cultural;
c) a questão militar, a questão religiosa e a questão econômica;
d) Todas estão corretas.​

Respostas

respondido por: vanessaandrade1812
0

Resposta:

c) a questão militar, a questão religiosa e a questão econômica.

Explicação:

A questão militar envolve a Guerra do Paraguai, quando muitos militares lutaram no conflito, inclusive muitos escravos também lutaram, para assim conseguir a alforria.

A questão religiosa envolve o Padroado, que era a nomeação de clérigos, que poderia ser feita pelo Imperador, que também tinha a função de sustentá-los. Esse sistema funcionou durante todo o Período Colonial, porém, no 2° Reinado, o Papa Pio IX emitiu uma bula que proibia a presença de membros da Maçonaria na Igreja (determinava que os membros da Maçonaria fossem excomungados), o que foi de encontro com o Imperador Dom Pedro II, que era da Maçonaria. Pedro II, então, formulou um decreto que não reconhecia a validade dessa bula. Entretanto, dois bispos, de Olinda e de Belém, acataram a bula do Papa Pio IX e expulsaram os párocos da maçonaria e, dom Pedro II, furioso com tal atitude, mandou prendê-los. A prisão dos bispos gerou um clima de revolta entre os membros do Clero, que passaram a não apoiar mais o Imperador.

A questão econômica envolve o grande surto industrial ocasionado pela Era Mauá e pelo Encilhamento, que foi uma crise econômica gerada pela grande emissão de papel moeda pelo ministro da Economia Ruy Barbosa.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares