Respostas
Resposta:
Explicação:
Assim que o Instituto Médico-Legal (IML) recebe uma ossada, a equipe de antropologia inicia os exames. Inicialmente, é preciso diferenciar se aqueles ossos são de um esqueleto humano ou de algum animal. A distinção é feita pelo exame das dimensões e caracteres morfológicos.
Sendo humano, o próximo passo é definir o perfil antropológico do cadáver, sexo, etnia, faixa etária e estatura, que vão delinear os contornos do indivíduo. O esqueleto do homem é geralmente maior e mais resistente. A altura do indivíduo pode ser estimada a partir das dimensões dos ossos longos, como fêmur e tíbia, comparando-os com tabelas e índices científicos.
Para determinação da etnia, observa-se a forma do crânio, mensurando os índices cranianos, ângulo facial e abertura nasal. A idade pode ser percebida analisando os dentes, que têm uma época própria para o surgimento e ritmo de crescimento próprio, levando-se em conta a primeira e a segunda dentições, a partir dos cinco meses de nascido. Também é possível estimar a idade por meio da mineralização dos ossos da mão ou das suturas cranianas que vão desaparecendo com o tempo.