Respostas
Resposta:
A) 2-metil-pentanal.
B) 4,5-dimetil-hexan-2-ona.
C) 3-metil-hex-3-en-2-ona.
D) Etoxi-butano.
Explicação:
A) Pode-se notar que o O tem uma ligação dupla com um C da ponta da fórmula, o que faz com que a substância seja um aldeído e termine em "al". Além disso, há um metil ligado ao segundo carbono, e isto deve ser colocado no início do nome.
B) Nesta fórmula há também um O duplamente ligado com um C, porém esta ligação não está em uma das pontas, portanto é uma cetona e termina em "ona". Além disso, há um metil ligado ao quarto carbono e outro ao quinto, o que deve ser colocado no início do nome.
C) Esta substância também é uma cetona, por isso também termina em "ona". Além disso, é importante notar que existe uma dupla ligação entre carbonos nela, portanto deve-se identificar no nome onde fica essa insaturação (3-metil-hex-3-en-2-ona). Além disso, há um metil ligado ao terceiro carbono, e isto deve ser posto no início do nome.
D) Aqui pode ser visto apenas um O entre dois carbonos (heteroátomo), logo é um éter e tem seu nome formado por: prefixo que indica o número de carbonos do menor radical + oxi + radical nome do hidrocarboneto correspondente ao maior radical, ficando, neste caso, et (etil) + oxi + butano = etoxi-butano.