• Matéria: Biologia
  • Autor: raquelnavesalo
  • Perguntado 9 anos atrás

Leia o trecho da entrevista concedida a Dráuzio Varella pela geneticista Mayana Zatz a respeito da utilização das células-tronco no tratamento de doenças: Dráuzio – O que são células-tronco?
Mayana Zatz – São células que têm a capacidade de diferenciar-se em diferentes tecidos humanos. Existem as células-tronco totipotentes ou embrionárias, que conseguem dar origem a qualquer um dos 216 tecidos que formam o corpo humano; as pluripotentes, que conseguem diferenciar-se na maioria dos tecidos humanos, e as células-tronco multipotentes, que conseguem diferenciar-se em alguns tecidos apenas.
Dráuzio – No momento da fecundação, quando o espermatozoide fecunda o óvulo, começam as primeiras divisões celulares e surgem as células totipotentes, que vão obrigatoriamente dar origem a todos os tecidos do corpo. Essas células permanecem no indivíduo pelo resto da vida?
Mayana Zatz – As totipotentes não. Elas existem até quando o embrião atinge 32 a 64 células. A partir daí, forma-se o blastocisto, cuja capa externa vai formar as membranas embrionárias, a placenta. Já as células internas do blastocisto, que são chamadas de totipotentes, vão diferenciar-se em todos os tecidos humanos.
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2015.
Com relação às células-tronco é correto afirmar:
Escolha uma:
a. As células multipotentes geram mais tecidos que as células pluripotentes.
b. O valor terapêutico das células totipotentes é a sua capacidade de se diferenciar em todos os tecidos que constituem um ser humano.
c. A gastrulação é importante na obtenção de células totipotentes.
d. As pesquisas com células-tronco só podem ser feitas com células totipotentes.
e. As células pluripotentes são mais indicadas que as totipotentes para o tratamento.

Respostas

respondido por: andressacruz224
5
Letra B- O valor terapeutico das células totipotentes é a sua capacidade de se diferenciar em todos os tecidos que constituem um ser humano
Perguntas similares