Sobre a poesia de Mario Quintana, é incorreto afirmar:
a) Enquadra-se, cronologicamente, no terceiro tempo modernista, embora essa classificação seja arbitrária, já que sua poesia crescia sob o clima da década de 30 (segundo tempo modernista) no plano da literatura gaúcha.
b) Tem no Simbolismo sua maior inspiração, onde encontrou o gosto e a técnica pelos poemas em prosa.
c) A escola parnasiana é sua maior inspiração. O poeta pregou o culto à palavra e ao formalismo métrico.
d) Os temas frequentes da poesia de Mario Quintana são: valorização da imaginação, o sonho, a fantasia, o devaneio, o encanto, o misticismo, a humanidade, a existência, o carinho, a canção e o mundo infantil.
São características da obra literária de Mario Quintana:
I. Mario Quintana está cronológica e tematicamente vinculado à segunda geração do Modernismo. Em sua poesia é possível notar o bom humor, o coloquialismo e a brevidade, traços característicos das vanguardas modernistas.
II. Sua poesia é caracterizada por um profundo humanismo. Os principais motivos de sua poética são o misticismo, a ternura, a melancolia, o intimismo, o humor irônico, a nostalgia da infância e a pureza.
III. Mario Quintana é tradicionalmente classificado como um autor modernista, mais especificamente da 2ª fase do movimento, mas sua obra apresenta influências simbolistas, românticas e parnasianas.
IV. É possível perceber a musicalidade nos escritos de Mario. O escritor utiliza técnicas literárias tradicionais para compor seus versos, e a estruturação do soneto é um exemplo.
V. Em sua poesia é possível notar grande influência do realismo mágico ou fantástico por meio de visões oníricas ou surrealistas.
a) I, III e V.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e V.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
questao 1 resposta alternativa c)
questão 2 resposta : alternativa d)
Explicação:
espero ter ajudado : )
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás