Respostas
O Império Romano foi o período da Pax Romana, isto é, período em que a sociedade ingressou na estagnação em razão da diminuição das guerras de conquistas praticadas durante o período republicano. Agora com gigantescos territórios dominados, a desigualdade social torna - se mais aparente, pois as terras conquistadas pelos soldados plebeus eram distribuídas aos patrícios, os grandes proprietários de terra, e que durante a guerra trabalharam suas propriedades, enquanto os pequenos proprietários foram obrigados a abandonar suas produções para lutar, assim deixando sua terra estagnada.
Com o aparente empobrecimento dos plebeus, muitos acabam migrando para as cidades, onde permaneceram quase sem empregos. Como solução para a população inativa, o Estado institui a política do pão e circo, onde as pessoas iam em eventos sanguinários protagonizados por animais selvagens e gladiadores e ao final ganhavam trigo para produzir mingau e pão para sua alimentação. Essa política garantia que os plebeus não se dessem conta da verdadeira razão de sua miséria e garantia que não passassem fome, pois - aparentemente - o Estado se preocupava se seu povo se alimentava ou não.
Porém, com a estagnação de Roma, consequências começaram a declinar a sociedade: como não haviam mais guerras de conquistas, os soldados romanos não tinham mais terras para dominar e ganhar tributos, o que diminuía seu enriquecimento. Isso leva os grandes proprietários a aumentarem o preço de seus alimentos produzidos, pois o número de escravos ia caindo e ficando mais caros em razão do fim das guerras. Isso levou a outra série de fatores que acabaram por declinar o comércio e a sociedade.
Como era necessário que as fronteiras romanas fossem protegidas, o imposto foi aumentado para a população para que garantissem o salário dos homens que protegiam a cidade. Entretanto, mesmo com tal medida, não foi o suficiente para impedir que as invasões bárbaras acontecessem, com os hunos causando medo nos povos de fronteira e os obrigando a invadir Roma, o que levou a cidade ao caos e guerras, amedrontando a população.
Nessa situação, a população urbana se vê obrigada a migrar para o campo em busca de proteção nas grandes propriedades dos grandes senhores de terra. Os senhores de terra concordam em protege - los, porém, tais pessoas deveriam trabalhar sua terra e pagar alguns impostos, e também teriam direito a uma parte da terra para trabalhar por conta própria.
Essa relação acaba por estabelecer um modo de produção a base do trabalho servil, o que acabou por instituir o feudalismo.